domingo, 6 de abril de 2014

RECICLAGEM DE CAIXAS DE LEITE






Tem-se buscado e encontrado diferentes formas de reciclar a caixa de leite, que antes eram uma das mais difíceis de se reciclar devido a sua composição. 



                                                       

            Luminária feita da reciclagem de caixa de leite
            
                                   
Criada pelo designer malaio Ed Chew, que simplesmente criou esta luminária simplesmente cortando tirinhas que caixas de leite e as transformando em desenhos que ao final formam outras formas geométricas.


Esta lâmpada reciclada é composta de caixas vazias Tetra Brik que são cortadas em tiras strips.The são então dobrados para formar hexágono e módulos pentágono . Não cola ou qualquer outro tipo de adesivo é necessária para manter os módulos juntos , uma técnica inspirada por Kusudama origami.


TetraBox Spherical Lamp.



Tamanho da lâmpada : 260 milímetros de diâmetro .



Material: bebidas de pacotes descartados caixas.



Caixas Requerido: Aproximadamente 450 caixas vazias .


Número de hexágonos necessários : 108 peças

                      
























Fonte:  Site  


=======================================================================



Caixinhas para presente feita com caixa de leite
sacolinhas-com-caixa-de-leite

                      
                      Fonte:    Site


======================================================================



                      Carteiras feitas de caixa de leite
 Aprenda a fazer uma carteira com caixas de leite.
Fonte:  Site (Ensina o passo-a-passo)

========================================================================



                   Porta Bugiganga feita com caixa de leite

Fonte:   Site

======================================================================


 Outras formas Importantes de reciclagem de Caixa de Leite que tem beneficiado o Meio Ambiente e a população


Telhas Ecológicas feitas da Reciclagem da Caixa de Leite


Tetra-Pak-Telhas

021



A tecnologia visa aproveitar os nobres materiais presentes nas embalagens e aproveitar suas principais características, durabilidade e impermeabilidade.  Além das telhas, essa prensagem dos materiais pode criar placas rígidas que podem ser usadas de muitas maneiras na construção como: revestimentos, tapumes e outras estruturas leves.
As embalagens longa vida são compostas de papel, alumínio, sendo que na fabricação utiliza-se apenas o plástico e o alumínio das embalagens. 
Uma das características dessas telhas ecológicas é que por ser de fabricada com esses materiais, as telhas não absorvem água e são de grande resistência ao granizo devido à sua maior flexibilidade.

Hoje em dia já existem mais de 15 empresas que desenvolvem essas telhas no Brasil, e oferecem ao mercado um produto 25% mais barato que os convencionais, com uma vantagem importante, a telha feita de embalagens de Tetra Park diminuem a dispersão do calor para dentro do ambiente. Estudos realizados no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) afirmam qua as telhas seguram 30% a mais de calor em relação às convencionais.
Fonte:   Site
 =======================================================================




Projeto Forro Vida Longa

Caixinhas de leite que sempre vão parar no lixo podem ser reaproveitadas e transformadas em isolante térmico alternativo para residências e galpões, reduzindo a temperatura no interior dos imóveis em até 8º C.


A idéia de reaproveitar as embalagens de forma artesanal virou tema de estudo na Unicamp e resultou no Projeto Forro Vida Longa – uma alusão ao leite Longa Vida. O professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp e coordenador do projeto, Celso Arruda, explica que a proposta partiu do engenheiro Luís Otto Schmutzler, que juntamente com professores da faculdade desenvolveu todo o processo de aproveitamento das caixinhas de Tetra Pak para uso em habitações populares.



Fonte:   Site

========================================================================

 Lembre-se:  A embalagem longa vida pode demorar até 100 anos para se decompor, por isso além de várias dicas de reciclagem que existem dessas embalagens, você poderá também entregá-las em cooperativas  ou em coletas seletivas, ou entregá-las diretamente aos catadores de material reciclavel, mas... EVITE JOGÁ-LAS NO LIXO, ESGOTOS, RIOS,  ETC 

COM UM POUCO DE ESFORÇO E BOA VONTADE NOS TORNAMOS PARTE DO PROCESSO DE PROTEÇÃO, PRESERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário