quarta-feira, 23 de abril de 2014

RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA USADO



É difícil imaginar cozinhar sem usar Óleo de Cozinha.


  http://www.dicasdemulher.com.br/wp-content/uploads/2011/07/tipos-oleo-cozinha.jpg?84cd58


 Mas já se perguntou quantas vezes se deve usar o óleo de cozinha antes de trocá-lo? 




Pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), mostra que no máximo 6 vezes. Isso irá depender de como o usamos. Na fritura de salgados, principalmente em pastelarias, lanchonetes... onde é grande o volume de frituras, deve estar ainda mais atendo as condições desse óleo.

 DICA: A coloração do óleo que quanto mais escuro mais impróprio para o uso e também se o mesmo além da coloração esta soltando fumaça. 



http://www.cbhsapucai.org.br/cbh/public/images/oleofritura.JPG


IMPORTANTE:  Quanto mais impróprio para o consumo mais riscos traz a saúde:
A reutilização excessiva do óleo de cozinha de alimentos por restaurantes produz elementos tóxicos que podem causar doenças degenerativas, cardiovasculares e envelhecimento precoce, segundo o pesquisador Márcio Antônio Mendonça, do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB). Mendonça analisou o óleo de fritura de quatro restaurantes do Distrito Federal, que servem quatro mil refeições por dia.
FONTE:  Site

FONTE:  Site



MAS O QUE FAZER COM O ÓLEO USADO?

Aprendemos que podemos utilizá-lo para fazer sabão.
 http://www.cienciaempauta.am.gov.br/wp-content/uploads/2014/01/sabao.jpg

e cada vez mais tem crescido os postos de coleta, inclusive de grandes empresas. A Saneago/GO criou um Programa chamado "Olho no Óleo", onde aceita você fazer a troca do óleo de cozinha usado por desconto na conta de água. Basta levar ao posto de troca. A cada 2 litros tem-se um valor especifico de desconto na conta.

 Isso é um ótimo incentivo!
Outros aceitam trocar o óleo por barras de sabão... o que importa é que todo esse óleo usado está sendo reutilizado e não jogado fora, seja na pia parando na caixa de gordura, causando entupimentos, ou no esgoto e que muitas vezes, principalmente onde não há saneamento básico, acaba parando nos rios, ou seja, com a RECICLAGEM de Óleo de cozinha usado, tem-se evitado a agressão ao Meio Ambiente, o que evita problemas para nós mesmos.
                        http://1.bp.blogspot.com/-I7U23YcMohA/T3TTctjwPRI/AAAAAAAAAQU/JRyBPOesT5I/s1600/reciclaroleocozinha.jpg



Mas a busca em outras opções trouxe mais novidades...


ÓLEO DE COZINHA (USADO) VIRA TINTA DE IMPRESSÃO
 

Essa pesquisa foi feita pelos alunos VINÍCIUS MELLO E GUILHERME BANDEIRA, na Universidade de Brasília (UnB), onde foram necessários 2 anos e meio de pesquisa para alcançarem esse resultado.


Método:

Primeiro é necessário submeter o óleo a altas temperaturas na presença de um catalisador, que foi desenvolvido e patenteado pelos pesquisadores por vários fatores, inclusive o de diminuir o tempo necessário de reação, economizando energia. No final, é obtido um material muito viscoso, que é a base para a tinta. Aí basta adicionar os pigmentos, para fornecer a cor, e as cargas neutras, para ajustar a textura da tinta.
Fonte: Site
=======================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário